Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O aumento do IPTU de São Paulo e a campanha do jornalismo da Band contra o Haddad.


Passei o mês de outubro assistindo o Jornal da Band criticar o aumento do IPTU da cidade de São Paulo. O âncora do jornal, Boechat, chegou a inflamar a população paulista a sair às ruas, em protesto ao aumento. Nunca mostrava o outro lado da história e nem dava oportunidade para que a prefeitura se explicasse. 

Em nenhum dia, que assisti ao Jornal da Band, não vi a reportagem colocar o microfone a disposição da equipe do Haddad. Na maioria das vezes quem falava era o vereador Andrea Matarazo, do psdb.

Não sou a favor de aumento de impostos, seja ele qual for, mas, a campanha de agressividade do jornal me chamou atenção. 

Desde o início o jornal deixava claro, que o objetivo principal era manipular a informação criando acirramento entre a população e o prefeito. 

Entenda! Para a equipe de jornalismo, o alvo não era a prefeitura, e sim o prefeito. Pelo menos foi isso que ficou claro pra mim.

A emissora já havia se posicionado da mesma forma, com ódio ao petista, sobre a questão da mobilidade. Quando Haddad decidiu pelos corredores exclusivos de ônibus, o datena e o Boechat, caíram em cima dele usando expressões inimagináveis para um repórter.

É papel da imprensa incentivar a violência? Acredito que não!

Nós telespectadores, percebemos a manipulação de um jornal, até porque  o jn da "grobu" faz isso muito bem. Mas, essas pessoas, principalmente o Boechat, foi surpresa!

Ver o Boris Casoy, Neunemne Pinto ou  Jabor atacar violentamente um petista, mostrando total descontrole emocional, não é novidade, mas, outros ainda me surpreende.

Durante a campanha da Band contra o "aumento" do IPTU, algo me chamava atenção: a população não se movia. As poucas entrevistas que os jornalistas faziam eram, de certo modo, verdadeiras armações midiáticas.

Depoimentos de senhoras idosas e aposentadas, se queixando de "não terem condições de pagar esse aumento abusivo." Tudo muito falso e sem argumento. 

Percebia que o jornal apelava muito nas matérias.

Por fim, o aumento do IPTU foi votado pela Câmara Municipal e aprovado. E agora vem à tona as verdades sobre o aumento.

As regiões mais ricas foram as que receberam os maiores aumentos. As regiões mais pobres foram as que tiveram os menores aumentos. Aumentou o número de moradores isentos. Houve áreas em que o IPTU diminuiu ao invés de aumentar.

Só agora tive a certeza das razões que levaram a Band a criticar o novo modelo do IPTU de São Paulo.

Qualquer gestor que decidir mudar as regras do jogo, onde quem deve pagar mais são os pobres e não os ricos, sofrerá perseguição. 

Mas, enfim(!), depois de tanta pressão midiática, a população de São Paulo atendeu aos apelos do jornalismo da Band. Ontem foram às ruas, fechando a Avenida Paulista e caminharam até a casa do prefeito Haddad.  

Eram cerca de 200 pessoas. Certamente não foi o número idealizado pela Band. Pela forma como as matérias foram conduzidas, a Band esperava muito mais manifestantes. Afinal, vivemos tempos tenebrosos, com ataques desmedidos contra pessoas e instituições. 

Mesmo não sendo "A Manifestação", quem sabe a Band não possa comemorar aquilo que tanto almejou durante todo o mês de outubro. Ainda que o protesto contra o novo IPTU de SP, tenha uma força insignificante. 

A liberdade de expressão é muito importante numa democracia. O papel dos meios de comunicação é se manter imparcial. Mostrar a notícia sem viés de preconceito, de escolher lado, de incitar a violência.

A imprensa deve ouvir todos os lados e não esconder a verdade.

O que Haddad fez, foi mudar o sentido do giro da roda.

Agora em São Paulo, quem paga mais o IPTU é quem ganha mais.

É preciso coragem para fazer o que Haddad fez. 




Um comentário:

Anônimo disse...

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, criou uma planilha de pagamento do IPTU, na qual quem ganhasse mais, pagaria mais o tributo. Teve regiões da cidade que pagavam o IPTU e com a implantação da nova tabela, passariam a ser isentos do pagamento. Outras regiões tiveram o valor diminuído.
A mídia paulista caiu em cima de Haddad, de tal forma, que num certo dia, uma multidão estava fazendo passeata contra o novo modelo de cobrança do IPTU.

Sabe quais moradores estavam protestando na Avenida Paulista?

Justamente os da região que passariam a ser isentos.